“Como colocar sua música no mundo” é tema do Atalhos Sonoros 2023


por Katia Abreu

Parceria entre a Tratore e as Fábricas de Cultura/POIESIS, o projeto Atalhos Sonoros promove ações de diálogo e formação voltadas a artistas, produtores e outras pessoas interessadas em ingressar no meio musical. Nesta temporada, as atividades destacam a potência feminina no mercado da música, convidando um experiente time de mulheres, profissionais parceiras e artistas do catálogo da Tratore para colaborar. Saiba mais:


Após dois anos mantendo atividades apenas em ambiente virtual, a iniciativa retorna em formato híbrido com imersões para gravação da coletânea Atalhos Sonoros 2023 nos estúdios das Fábricas de Cultura e bate-papos em vídeo sobre temas fundamentais para quem quer profissionalizar sua música. 

Encontros virtuais

“Como colocar sua música no mundo” foi o tema das conversas promovidas pelo Atalhos Sonoros com profissionais convidados pela Tratore e artistas e agentes culturais que atuam nos territórios das Fábricas de Cultura de Iguape e Osasco. Os encontros foram realizados no Zoom e, a partir do dia 21 de novembro, vão estrear no YouTube das Fábricas de Cultura e no Facebook da Tratore.

O primeiro episódio trata dos princípios e conceitos básicos dos direitos autorais e da distribuição de música nas plataformas digitais com Mariana Mello (Supervisora Jurídica da Abramus) e Cleusa Lopez (A&R da Tratore).

Na semana seguinte, 29 de novembro, a cantautora Augusta Barna e a rapper Stefanie conversam sobre técnicas de composição e dicas para encontrar na própria voz própria o que pode conectar com ouvintes.

Produção Musical é o assunto do dia 5 de dezembro, com Navalha Carrera e Erica Alves dividindo experiências e comentando as possibilidades em estúdios profissionais e home studios e a diferença entre produzir o próprio trabalho e o de outros artistas.

Fechando a temporada, dia 12 de dezembro, a gestora cultural Ciça Pereira e a assessora de imprensa Flora Miguel falam sobre divulgação, construção de redes e reputação e circulação de música ao vivo.

Coletânea Atalhos Sonoros

Além dos encontros virtuais, em 2023 o projeto retoma as imersões nos estúdios das Fábricas de Cultura, estimulando o intercâmbio entre artistas dos territórios das Fábricas e convidadas da Tratore. As faixas resultantes destes encontros serão lançadas no quarto volume da Coletânea Atalhos Sonoros, no primeiro semestre de 2024. 

ATALHOS SONOROS

Criado em 2017, o Atalhos Sonoros é uma parceria da Tratore com as Fábricas de Cultura administradas pela POIESIS (Brasilândia, Vila Nova Cachoeirinha, Jaçanã, Capão Redondo, Jardim São Luís, Diadema, Osasco e Iguape). Nos primeiros anos, o foco do projeto foram as imersões em estúdio, unindo convidados da Tratore e artistas dos territórios das Fábricas para a criação e gravação de faixas inéditas. Os fonogramas foram lançados nas coletâneas Atalhos Sonoros, disponíveis em todas as plataformas de streaming. Os artistas Tratore que já participaram foram: Apolo, Banda NÃ, Craca, Kátya Teixeira, NU (Naked Universe), Yantó, Maria Beraldo, Mariá Portugal, Papisa, Prettos, Ricardo Vignini, Malka, Maurício Pereira, Paulo Bira, Socorro Lira e Tintapreta. Durante o período de isolamento social na pandêmia, o projeto aconteceu em formato online com masterclasses sobre gestão de carreira com Pena Schmidt, além de bate-papos sobre formação de comunidades com Livia Milhomem e monetização da carreira musical com Aguinaldo Rocca. Em 2023, o Atalhos Sonoros assumiu um formato híbrido, retomando as imersões no estúdio e mantendo também as atividades formativas online, buscando ampliar o acesso de novos agentes aos fazeres e discussões do mercado musical.

Deixe um comentário