Como chegar a mil plays?


por David Dines

O primeiro desafio de um artista que se lança nas plataformas digitais é criar uma gravidade de público, o que é visível principalmente pelo volume de plays em suas faixas. No Spotify, esse número só é visível depois das mil primeiras execuções da música. Como atingir esse número mais rapidamente em um lançamento? Entenda:


1. Programe seu lançamento com antecedência

Um bom cronograma de lançamento pode fazer a diferença no alcance e na qualidade de engajamento no público potencial. Ao planejar a chegada de sua música ao público, certifique-se que os prazos são adequados para todos os envolvidos, levando em conta o tempo que o próprio artista tem à sua disposição para coordenar o projeto e divulgá-lo e também a disponibilidade dos profissionais técnicos, colaboradores visuais e audiovisuais, a entrega da sua música às plataformas e o contato com eventuais editores, curadores, influenciadores e jornalistas que podem ajudar a espalhar a palavra. Prazos muito curtos podem trazer estresse para as ações e prejudicar a forma como a nova música será trabalhada.

No caso da disponibilização nas plataformas de música, o cadastro na Tratore deve ser feito com antecedência mínima de duas semanas em relação à data de lançamento. Porém, caso esteja planejando ações mais robustas de promoção, o recomendado é subir o lançamento junto à distribuidora pelo menos um mês antes.

2. Crie um bom kit de divulgação

É importante ter à disposição um bom material de apresentação do artista e do trabalho, pensando tanto em profissionais da imprensa, do mercado da música e quaisquer outros replicadores importantes da sua mensagem. Prepare um bom release (texto de apresentação do projeto), que contemple todas as principais informações em torno do lançamento (quem fez o quê, quando, onde, como e por quê) e o contextualize estrategicamente e criativamente. Além disso, é essencial ter uma minibiografia artística do músico ou banda, destacando os pontos altos de sua trajetória, e boas fotos de divulgação em alta resolução, para serem postadas pelo próprio artista ou qualquer veículo de comunicação. Pensando em influenciadores e fãs, tenha também em mãos vídeos curtos que possam ser compartilhados e postados por eles como stories. 

3. Reivindique sua página de artista nas principais plataformas

A maioria dos principais serviços de streaming possui seu sistema para artistas, que permite uma interação direta com sua página musical, além de permitir o acesso a métricas e ferramentas extras. Inclua fotos, biografia, links para as redes sociais e qualquer eventual recurso que possa existir na plataforma. Esses detalhes ajudam mais pessoas a chegarem até a sua música.

Em quase todas as plataformas, só é possível reivindicar esse acesso quando o primeiro lançamento do artista já está no ar. A exceção é o Spotify, caso o single, EP ou álbum tenha sido subido junto à Tratore com grande antecedência. Nesse caso, você pode pedir ao nosso suporte (contato@tratore.com.br) o link ou URI da sua página para reivindicação.

4. Faça pitch para playlists

Os serviços de streaming possuem diversos tipos de playlists, entre elas as editoriais, gerenciadas pelas próprias plataformas com seus editores, e que tendem a ganhar mais espaço de divulgação. Essas playlists fazem parte do que se chama de “streaming programado”, ou frentes nas plataformas que visam a atingir novos ouvintes, como também são as playlists algorítmicas e personalizadas.

Algumas plataformas, como o Spotify e a Amazon Music, possuem nos seus sistemas para artistas ferramentas para oferecer lançamentos aos editores, buscando espaços em playlists editoriais. Certifique-se de fazer um bom pitch, que ajude a vender o seu peixe, e contextualize suas ações de divulgação em torno da nova música. Ao contrário do que possa parecer, as plataformas não se veem como grandes e exclusivas janelas de revelação de artistas, mas sim como uma parte da cadeia produtiva da música, que é responsável apenas parcialmente na consolidação de um artista. Portanto, se não ficar claro para o editor da plataforma como o artista está se movimentando para buscar ouvintes ou divulgar seu trabalho de maneira consistente em outras frentes, é muito provável que o lançamento não tenha apoio da plataforma em playlists oficiais.

Outro tipo de playlist que vale a pena dar atenção especial em uma estratégia de lançamento é o de superusuários – usuários das plataformas que, por um motivo ou outro, conseguem agregar em suas listas muitos ouvintes e seguidores, tornando-se um espaço alternativo de descoberta de novidades. Busque formas de contato com os superusuários com playlists estilisticamente alinhadas com o seu trabalho, mas certifique-se que a parceria de divulgação não envolva nenhum tipo de violação às regras da plataforma, como o uso de fazenda de streamings (que aumentam artificialmente o volume de plays sobre determinadas faixas). Essas infrações podem resultar na remoção do seu lançamento nas plataformas e o não pagamento dos plays dentro do período.

5. Convoque seu público e construa redes

Utilize as redes sociais e a comunidade ao seu redor para convocar uma chamada à ação, levando esses ouvintes em potencial até sua música. Ferramentas como o pre-save (que permite ao usuário salvar a faixa em sua biblioteca antes do lançamento oficial) podem ajudar nesse processo, assim como estimular amigos e fãs a incluírem faixas em suas playlists pessoais. Depois da atenção inicial com o seu lançamento, o passo seguinte na construção de uma carreira musical é criar uma relação com esses ouvintes, e aprofundá-la a cada lançamento.

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A Tratore é a maior distribuidora de música independente do Brasil, com mais de 20 mil artistas em catálogo e mais de 40 mil lançamentos realizados. Desde 2002, colocamos a música brasileira no mundo.Para distribuir sua música conosco, acesse: https://www.tratore.com.br

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