O que é streaming artificial?


por David Dines

O Spotify, a Amazon Music e outras plataformas de streaming de música têm abordado a questão do streaming artificial como um problema endêmico, que precisa ser combatido. Iniciativas coletivas da indústria têm se dedicado ao assunto, mas o que seria categorizado como um play artificial? Como garantir que estou promovendo minha música sem entrar nessa categoria?


Um entendimento comum do play artificial é a de uma execução que não reflete a intenção genuína de escuta do usuário. Isso inclui qualquer tipo de tentativa de manipulação dos números e execuções, seja por meio de processos automatizados (como bots ou scripts), plays suspeitosamente seguidos em uma mesma faixa pelo mesmo usuário (ou grupo de usuários) ou o uso de qualquer serviço de terceiros que prometa streams ou colocação em qualquer playlist, seja editorial ou de usuários, em troca de dinheiro.

De acordo com as políticas das principais plataformas, se identificados, os streams artificiais e os royalties associados a eles são removidos – ou seja, o número suspeito de plays é corrigido e essas execuções não são pagas aos artistas. Se a detecção de plays artificiais for repetida e muito flagrante, o conteúdo pode ser removido pela plataforma e, no caso do Spotify, a distribuidora também poderá ser punida.

Caso você receba uma notificação de streaming artificial em sua música, isso pode ter acontecido como resultado da contratação de um impulsionamento indevido dos plays ou de um serviço de marketing digital aparentemente legítimo, mas que, na verdade, envolve streaming artificial.

O que pode ser feito, diante disso? Avalie bem a idoneidade de seus parceiros de marketing digital, tirando dúvidas sobre seus métodos de promoção e conversando com artistas que já trabalharam com esses fornecedores. Também vale a pena pesquisar exaustivamente quaisquer serviços com os quais você planeja trabalhar no futuro para garantir que eles não envolvam streaming artificial.

Caso você acredite que, mesmo diante de uma notificação de plataforma, todos os seus plays foram obtidos de maneira autêntica, você pode compartilhar informações com sua distribuidora sobre seus métodos de promoção, para que ela possa contrapor com fatos comprováveis a decisão tomada pelo serviço de streaming.

Leia também:

Tratore é a maior distribuidora de música independente do Brasil, com mais de 20 mil artistas em catálogo e mais de 40 mil lançamentos realizados. Desde 2002, colocamos a música brasileira no mundo. Para distribuir sua música conosco, acesse: https://www.tratore.com.br

Deixe um comentário