7 dicas para melhorar a presença online da sua banda

blog1

por David Dines e Nicole Patrício

A reputação de seu trabalho musical não é construída só em gravações e shows. Em grande parte das vezes, a primeira impressão é resultado da presença online da banda ou artista, seja por meio de um vídeo de YouTube, da página de Facebook ou ao ouvir uma música em plataformas de streaming.

Muitas dúvidas podem surgir ao lidar com a infinidade de canais de contato na Internet. Pensando nisso, a Tratore te apresenta algumas dicas para começar a organizar esse trabalho.

  1. Atualize regularmente suas redes sociais

Em quais redes sociais você tem um perfil ou página sobre seu trabalho artístico? Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, Snapchat, Pinterest… Uma vez que as opções são muitas, não vale a pena estar em todas. Priorize aquelas mais alinhadas com o seu trabalho e que funcionam melhor com seu público-alvo. Mantenha o foco e atualize seu status com frequência nessas plataformas, para estimular o engajamento de sua base de fãs. Compartilhe imagens, momentos criativos, trabalhos de outros artistas, faça perguntas e crie diferentes experiências de troca, além de divulgar seus shows e lançamentos. No ambiente digital, conhecer seu público e fomentar essa relação de proximidade são as ações mais importantes.

Tem pouco tempo hábil para atualizar seu conteúdo em todas elas? Programe posts, sincronize uma rede com a outra para atualizações simultâneas ou utilize ferramentas de gerenciamento como o Hootsuite, que permite monitoração simultânea, upload e postagem em até três redes na versão gratuita.

  1. Cuidado com o que se posta

Tenha bom senso no uso profissional das suas redes. Por mais que o público queira conhecer melhor o artista, não é necessário compartilhar tudo, especialmente de sua vida pessoal. Poste apenas aquilo que, de alguma forma, tenha a ver com sua produção musical. Todo o seu posicionamento público, dentro ou fora do palco, faz parte da sua mensagem artística.

  1. Facilite o acesso à sua música

Como o seu público potencial pode conhecer e ouvir seu trabalho? Sua música está em todas as principais plataformas digitais? Como cada ouvinte tem sua forma preferida de experiência musical, amplie as possibilidades em vez de restringi-las. Divulgue sempre em suas redes e no seu site todos os links da sua música em plataformas de download e streaming de áudio e vídeo, bem como em lojas físicas e virtuais.

Para distribuir seu lançamento físico e digital conosco, consulte o Manual de Distribuição Tratore e saiba de todos os detalhes.

  1. Defina um padrão estético para seus perfis

A identidade visual de um artista também é uma maneira de conhecer sua música: a pessoa pode não lembrar do seu nome, mas lembra de um símbolo característico na sua logomarca, por exemplo. O trabalho de um designer gráfico ou ilustrador pode ser fundamental na hora de criar a estética de seus perfis nas redes sociais, o que inclui logo, foto de capa (no caso de Facebook, YouTube e Twitter), entre outros itens — outra sugestão é acrescentar elementos da arte gráfica de seu álbum. Definir uma foto de perfil para todos os seus canais de contato na internet, inclusive para as plataformas digitais, como Spotify e Deezer, facilita ainda mais seu reconhecimento na rede.

Para quem tem interesse nesse tipo de gerenciamento, a Mobilize Comunicação, em parceria com a Tratore, criou o Redes Musicais – saiba mais aqui.

  1. Compartilhe bons vídeos do seu trabalho

Muitos registros de shows que circulam pelo YouTube pecam pela baixa qualidade de imagem e áudio, por mais que tenham sido feitos na intenção de “relembrar o momento”. Ter vídeos bem captados e editados fortalecem sua divulgação, pelo fato de o conteúdo audiovisual ser compartilhado mais facilmente. Nesse âmbito, também vale citar os videoclipes e os chamados “lyric videos” (vídeos com a letra da música).

  1. Concentre tudo em um site oficial

Mesmo com a abundância de redes sociais, ter um site ainda é muito importante. Especialmente porque a forma de consumo nas redes é muito rápida e não permite fácil acesso a conteúdos compartilhados há muito tempo – sem falar na possibilidade de extinção de algumas dessas redes anos depois, como aconteceu com o Orkut e o MySpace. Ninguém quer que seu trabalho corra o risco de sumir da web.

Seu site não precisa ser complicado e pode ser um ponto de conexão entre todo o conteúdo compartilhado em diferentes redes. Invista em um domínio próprio e avalie as possibilidades de hospedagem gratuita, caso não possa pagar por uma estrutura mais complexa. É fácil montar a sua própria página mesmo sem experiência de códigos e programação, usando plataformas como o Wix, o WordPress e o Tumblr.

  1. Facilite o contato

Se a música é uma atividade profissional para você, estar acessível significa mais oportunidades potenciais. Sempre facilite o acesso ao seu e-mail e responda às mensagens que chegarem, inclusive nas redes sociais. No site oficial, muitos artistas disponibilizam mapa de palco, input list (lista de canais e efeitos a serem usados na mesa de som), release e fotos em alta resolução para contratantes e imprensa no site oficial — considere essa opção.

Você tem alguma outra dica que a gente não escreveu aqui?
Conte para a gente nos comentários!

Anúncios

Um comentário sobre “7 dicas para melhorar a presença online da sua banda

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s