Dicas Tratore: Devo colocar meu álbum em pré-venda?

Sem título.jpg

por David Dines

Um dos campos do cadastro de produto no painel do Fonomatic é o de pré-venda digital. Afinal, devo colocar ou não meu álbum, EP ou single como disponível para compra prévia no iTunes? O que isso muda quanto às minhas possibilidades de venda e promoção?
Na prática, a pré-venda é uma compra antecipada em que o fã recebe automaticamente o disco em seu computador ou smartphone na manhã do dia oficial de lançamento. É possível disponibilizar prévia das faixas ou deixar o áudio bloqueado, aumentando a surpresa.

O que sempre orientamos aos artistas na Tratore é que a pré-venda é mais efetiva quando há uma grande antecipação pelo lançamento. Esse recurso funciona melhor quando já está em andamento uma estratégia de comunicação e promoção, com teasers e postagens nas redes sociais. O ideal é que os interessados mal possam esperar para ouvir o material na íntegra, e por isso se apressem em garantir que o farão no primeiro momento possível.

Nos demais casos, a pré-venda surte pouco efeito em relação ao desempenho geral do disco nas plataformas. Caso queira que sua pré-venda seja o mais bem sucedida possível, assegure-se de motivar uma demanda antecipada.

Para saber mais sobre a importância de marcar uma data de lançamento para seu disco, leia este texto do blog da Tratore.

Anúncios

Um comentário sobre “Dicas Tratore: Devo colocar meu álbum em pré-venda?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s