Dicas Tratore: Como montar um cronograma reverso para o meu lançamento?

blog2

por David Dines

Tem um lançamento pronto para chegar ao público, mas não quer se atropelar nas ações necessárias para divulgá-lo? Montar um cronograma reverso de ações pode te ajudar a não se perder nesse processo. Confira as dicas da Tratore para fazer um bom planejamento para seu novo single, EP ou álbum:


A data de lançamento digital deve ser o centro das atenções nesta linha do tempo. Todas as ações giram em torno dela – da comunicação ao show de lançamento. Portanto, marque uma data no seu calendário e a partir dela avalie o tempo necessário para realizar cada uma das etapas, e assim saber quando começá-las e concluí-las.

Para que seu lançamento esteja no ar em todas as plataformas no dia desejado, é importante que o cadastro no Fonomatic seja concluído com, pelo menos, uma semana de antecedência. Será necessário que, neste momento, você já tenha as versões finais da master e da imagem de capa. Também é desejável que você já tenha o código ISRC de cada faixa. Para programar uma data de lançamento no seu produto, clique em Dados Comerciais e, depois, em Quer programar uma data de lançamento digital?.

Considere que algumas etapas podem, naturalmente, levar um pouco mais de tempo para conclusão. Por exemplo, sua master pode precisar ser refeita, e com isso, perdem-se alguns dias do cronograma nessa frente. Da mesma forma, caso você ainda não esteja filiado a uma entidade ligada ao ECAD, será preciso aguardar algumas semanas até conseguir emitir os primeiros ISRCs.

Em paralelo, é necessário planejar dentro desse mesmo fluxo as ações de comunicação — quando anunciar, teasers, postagens nas redes e contatos com a imprensa. Tenha datas específicas delineadas e entre em contato com os possíveis jornalistas interessados algumas semanas antes de o produto ir ao ar. Nesse momento, tenha em mãos todos os recursos necessários para a divulgação, como imagens em alta, texto de apresentação do lançamento, biografia artística e link secreto para audição prévia.

É bom também levar em conta a possibilidade de um show de lançamento para promover o novo produto, algo que pode exigir antecedência de alguns meses no planejamento, dependendo da cidade.

Se o fluxo de ações não puder ser concluído até a data prevista, é sensato mover o dia do lançamento um pouco mais para a frente, para evitar correrias e atropelos nos processos.

Leia também:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s