por Lucas Lima
Ao lançar um produto nas plataformas digitais você deve estar atento a qual formato o mesmo será incluído nos serviços de streaming. A classificação é feita de três formas: single, EP ou álbum. Confira em qual categoria o seu lançamento se encaixa, de acordo com as definições atuais na música digital:
1. Single
Um single é formado por até três canções, desde que a duração do produto completo (isto é, a soma do tempo de todas as faixas) não ultrapasse os dez minutos. Você pode sim cadastrar como single uma ou mais faixas de seu futuro álbum ou EP, mas vale ressaltar que são produtos diferentes, ou seja, têm códigos de barras e cadastros distintos.
2. EP
O formato Extended Play (EP) é um lançamento com maior duração que o single, porém não tão longo quanto um álbum. Os critérios para seu produto ser elencado nesta categoria são: ter entre 4 e 7 faixas com duração total de até 30 minutos. Vale lembrar que, mesmo que você selecione a opção “EP” no Fonomatic para um produto que passe dos 30 minutos, automaticamente ele é lançado como álbum nas plataformas.
3. Álbum
Formato mais tradicional para a divulgação de músicas, o álbum precisa ter mais que 30 minutos de duração ou mais de 7 faixas. Ele pode ser dividido em volumes – atente-se de indicar o número do volume no momento do cadastro, na seção Faixas.
Leia também:
- Dicas Tratore: Como lançar seu próximo single, EP ou álbum em 8 passos
- Dicas Tratore: Quando fazer um EP ou um álbum?
- Dicas Tratore: 3 ações de promoção para planejar no seu próximo lançamento
A Tratore é a maior distribuidora de música independente do país, com mais de 10 mil artistas em catálogo. Desde 2002, disponibilizamos álbuns, EPs e singles em lojas físicas e digitais do Brasil e do mundo. Para distribuir sua música conosco, acesse: http://www.fonomatic.com.br