Argumentos promocionais: conheça 10 informações-chave para dividir com plataformas, contratantes e outros

por David Dines

Em várias frentes do meio musical, incluindo contratantes de shows e plataformas de streaming, é importante apresentar o trabalho de um artista utilizando argumentos que mostrem sua relevância de mercado, a proximidade de seu público e a efetividade do seu trabalho de promoção. Conheça alguns desses importantes “drivers de consumo” da sua obra, que podem ser utilizados para contextualizar possíveis parceiros e gerar oportunidades:


1. Redes sociais e sistemas For Artists (Spotify for Artists, Apple Music for Artists, Amazon Music for Artists, Deezer for Creators)

Suas métricas serão levadas em conta por parceiros de mercado. Além do número de seguidores e do nível de engajamento – tanto geral quanto em ações específicas -, outras informações importantes podem ser extraídas desses relatórios, como detalhes da sua demografia de fãs (idades, localizações, gênero, etc.).

2. Anúncios e campanhas de marketing direcionadas para o trabalho do artista

Apresente o escopo de ações que estão sendo desenvolvidas para promover tanto o músico/banda quanto o seu lançamento mais recente. Vale elencar estratégias de conteúdo, campanhas online (pre-save, anúncios, parcerias com influenciadores, etc.) e offline (kits para pessoas-chave, promoções com marcas e/ou mobiliário público, ações de guerrilha e outras). Em alguns casos, pode ser interessante dividir o valor do investimento, especialmente em ações que visem a um grande alcance.

3. Turnês, shows importantes e atividades com outros artistas

Caso o artista já tenha se apresentado em palcos respeitados e de diferentes cidades, especialmente em seus territórios mais relevantes, esses são pontos a serem ressaltados. Também vale destacar participações em festivais e também outros artistas mais conhecidos com quem já dividiu palco, sejam participações ou line-ups compartilhados. Colaborações em estúdio também contam.

4. Peças de imprensa

Destaque as matérias e os veículos mais importantes que já falaram sobre sua música. Quanto maior o alcance e quanto mais relevante o veículo para as demografias principais da sua base de fãs, melhor. 

5. Videoclipes

Em relação a produções audiovisuais, os principais assuntos a serem pontuados como “drivers” são os números de visualizações e engajamento, parcerias com outros profissionais destacados no mercado nessas produções, e a campanha de promoção feita em torno das peças audiovisuais mais importantes, mostrando a relação do desempenho desse vídeo com o crescimento ou aprofundamento do laço com seu público.

6. Parcerias com marcas

Dependendo do contexto, pode ser importante pontuar colaborações publicitárias/promocionais que tenham sido feitas, especialmente se ressaltarem um produto do artista e forem relevantes para a demografia de seu público.

7. Playlists e destaques nos serviços de streaming

Caso sua música tenha sido destacada em alguma playlist editorial ou listas importantes de “superusuários”, é um ponto que pode ser destacado ao tratar do escopo geral da promoção de um lançamento, somando a outras ações de ampliação de público.

8. Charts e premiações

Caso sua música tenha entrado em alguma lista de mais executadas ou virais, seja nas plataformas ou em rádios, esse é um ponto muito importante que denota potencial de gravidade de público e atenção à sua música, especialmente se forem desempenhos recentes. O mesmo vale para premiações conhecidas e outras honrarias ligadas à sua vida artística.

9. Sincronizações e licenciamentos

Caso sua música já tenha sido utilizada em anúncios publicitários, programas de TV, séries e cinema, essas são informações importantes que devem ser divididas com eventuais parceiros.

10. Outros pontos de interesse do mercado

Informações que mostrem potenciais conexões que levem à expansão das ações do artista podem ser divididas, dependendo do contexto. Isso pode ir desde a equipe com quem se trabalha (management, booking, imprensa, etc.) até lançamentos futuros e colaborações com outros artistas que chegarão ao público em breve.

Caso você ainda não tenha nenhum desses argumentos para apresentar, não tem problema. É importante alinhar suas ações estratégicas para fazer sua música chegar em mais pessoas e ir alcançando alguns destes marcadores. Gradualmente, é possível ir ganhando relevância de mercado e abrindo oportunidades. O importante é que o artista esteja fazendo um esforço constante e contínuo para ser conhecido em seu meio, apresentando sempre um trabalho de qualidade e expandindo o alcance de sua obra.

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