Dicas Tratore: Como funciona o cálculo do streaming?

streamings.jpg

por David Dines

Um dos assuntos que mais levantam questões junto aos músicos independentes é o cálculo da monetização nas plataformas digitais de streaming. O blog da Tratore volta a falar do assunto, explicando como funciona o rateio das quantias repassadas por Spotify, Deezer, Apple Music e outras.


Nas plataformas digitais dedicadas a música, a arrecadação ocorre de duas formas: a partir de anúncios publicitários, como banners e spots, e da renda obtida por meio dos assinantes ou usuários premium.

Dessa arrecadação, os serviços digitais retêm cerca de 30% do total e repassam o restante aos agregadores, distribuidoras e gravadoras. A divisão geral é feita a partir do número de plays de cada faixa e, com isso, o valor individual da execução flutua de acordo com a arrecadação do período.

Os cálculos de plays gratuitos e pagos são realizados separadamente, de modo que o valor por play é maior no caso dos assinantes.

Apesar da flutuação, é possível fazer estimativas de arrecadação sobre o fonograma, que vão de um terço de centavo a quatro centavos de dólar o play, dependendo da plataforma e do tipo de usuário.

Essa quantia intermediada pelas distribuidoras e gravadoras é repassada aos artistas e responsáveis de acordo com o estipulado em seus contratos. No caso da Tratore, repassamos aos titulares 75% do valor arrecadado sobre o fonograma.

A parte autoral, que equivale a entre 15% e 25% do total no Brasil, é motivo de discussão entre entidades e organizações no momento. Esse repasse é feito pelas plataformas diretamente à UBEM (União Brasileira de Editoras de Música) e ao ECAD, sem passar pelas distribuidoras e agregadores. No caso da UBEM, só autores representados por editoras e entidades filiadas conseguem receber o que lhes cabe. Para evitar que essa arrecadação fique retida, a Tratore oferece ao autor direto o acordo Digi_Tratore, que permite o acesso a esse valor. Saiba mais pelo site: www.fonomatic.com.br.

Leia também:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s