4 motivos pelos quais fazer um pre-save

Pre-save do novo álbum da banda Carne Doce, “Interior”

por David Dines

O pre-save é uma ferramenta importante dentro de um lançamento musical. Com ele, é possível que o ouvinte inclua o novo produto em sua biblioteca de música antes mesmo da data de lançamento (como um título “pré-salvo”), e assim, tenha acesso a partir do primeiro momento em que estiver no ar.

Conheça algumas vantagens do pre-save para sua campanha de lançamento:


1. Criar um burburinho em relação ao lançamento

O pre-save lida com a antecipação do público em relação ao lançamento. É uma chamada para ação que permite que os fãs já engajem com o produto antes de sua data de chegada, então promove uma maximização da atenção em relação a ele – especialmente se unida de uma boa estratégia de comunicação.

2. É uma oportunidade de apresentar um teaser ou material exclusivo

Ainda lidando com a antecipação do público, é possível direcionar o ouvinte que conclui o pre-save com sucesso para qualquer outro link de sua escolha – seja para acessar um vídeo-teaser exclusivo, uma faixa inédita, um produto para venda online com desconto, o que você quiser. Vale lançar mão da criatividade na hora de apresentar algo a mais que seu público queira acessar. De toda maneira, esse link redirecionado não é obrigatório, é apenas uma opção.

3- Movimentação algorítmica

O bom nível de engajamento com uma campanha de pre-save gera uma demanda e uma movimentação do produto dentro das plataformas digitais antes mesmo de seu lançamento, o que pode ser um fator a ser observado pelos editores e também considerado pelos algoritmos dos serviços de streaming. Dessa maneira, tornam-se maiores as chances de sua música entrar em uma playlist importante – junto a uma estratégia bem alinhada em outras frentes, claro.

4. Acesso a informações dos usuários

Quando um ouvinte completa com sucesso um pre-save, várias das plataformas disponíveis permitem que o artista tenha acesso a informações sobre esse público, como nomes, dados demográficos e e-mails. Essas informações podem ser interessantes para entender quem são as pessoas que estão respondendo bem à campanha e permitem um contato direto posterior, como por exemplo para receber um e-mail especial ou convidar para uma newsletter.

A Tratore oferece a opção de pre-save no Spotify, Deezer Apple Music para seus artistas, desde que o produto seja cadastrado com 01 semana mínima de antecedência. Enquanto a função não está automaticamente disponível pelo Fonomatic, caso tenha interesse em gerar um pre-save, fale conosco pelo contato@tratore.com.br, indicando artista, nome do produto e data de lançamento.

Leia também:

Tratore é a maior distribuidora de música independente do país, com mais de 10 mil artistas em catálogo. Desde 2002, disponibilizamos álbuns, EPs e singles em lojas físicas e digitais do Brasil e do mundo. Para distribuir sua música conosco, acesse: http://www.fonomatic.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s