5 dicas de conteúdo e engajamento no TikTok para artistas

por David Dines

O TikTok vem ganhando cada vez mais espaço entre públicos de diferentes faixas etárias e contextos, e torna-se um lugar interessante para muitos músicos conectarem com seus ouvintes. Se você ainda não tem intimidade com a plataforma, confira cinco dicas da Tratore:


1. Encontre o seu nicho

Não aborde o TikTok como um espaço de conteúdo massificado e uniforme, como se só houvesse vídeos de dança dentro da plataforma. Claro, há as chamadas trends (ou tendências), que apontam algum assunto ou ação que esteja viralizando na plataforma e se torna uma oportunidade de atenção. No entanto, o TikTok é um ambiente múltiplo, em que usuários de todos os contextos culturais e sociais encontram maneiras criativas de se expressar. Dessa maneira, caso você tenha dificuldade de se integrar como criador de conteúdo no início, é importante entender qual é o seu nicho dentro da plataforma.

Identifique se seu nicho como artista tem a ver com um determinado gênero musical, subcultura ou assunto. A partir daí, observe e interaja com as postagens de outros usuários e direcione sua produção de conteúdo na direção desejada. Assim, o conteúdo que você produzir tem mais chances de chegar em quem pode, de fato, engajar com ele e multiplicá-lo.

2. Lance mão de palavras-chave, hashtags e recursos exclusivos

A utilização de palavras-chave no texto da descrição e de hashtags ajuda a contextualizar quem busca por conteúdos como o seu, facilitando o acesso de um público que ainda não te conhece. No entanto, é recomendado critério na escolha das hashtags: até seis é um número considerado bom para especialistas, e vale dosar entre tags que tenham grande alcance e outras que cheguem a menos pessoas, mas nas quais os interesses estejam mais alinhados.

Aproveite para utilize todos os recursos nativos da plataforma, como os duetos e os filtros, pois isso ajuda no engajamento. Como regra geral, as redes sociais desejam tornar mais visível o uso de seus recursos exclusivos, especialmente quando recém-lançados. Por isso, há uma facilidade algorítmica em termos de alcance para conteúdos que utilizem essas ferramentas.

3. Priorize vídeos curtos e conteúdo de qualidade

Os três primeiros segundos são cruciais pra definir a permanência do público no vídeo, então vale a pena buscar capturar a atenção do espectador no primeiro momento.

Ao planejar seus posts, avalie antes de tudo que tipo de conteúdo você acha interessante no TikTok. Quais tipos de vídeos você gosta de ver? Quais estimulam ou desestimulam você a ouvir o trabalho de um artista desconhecido? O que os artistas do meu nicho estão fazendo? Essas ações funcionariam para mim? Seriam divertidas para mim? Elencando perguntas desse tipo, você pode chegar a respostas importantes e até mesmo inovadoras sobre a produção de seu conteúdo.

4. Encontre o melhor horário para suas postagens

Outras redes sociais têm horários-padrão em que a entrega de conteúdo funciona melhor, mas ainda não é possível identificar um horário que cumpra essa função para a maioria dos usuários no TikTok. Experimente subir conteúdo em diferentes momentos do dia e avaliar a resposta do público. Para monitorar essas métricas com detalhe, considere transformar sua conta pessoal em uma conta corporativa – basta acessar as Configurações e Privacidade, e ir em Gerenciar Conta.

5. Promova o conteúdo em redes sociais nas quais você já tem uma gravidade maior

É uma maneira que pode ser interessante de transferir seguidores de maneira cruzada entre as plataformas – mas atente-se que, caso use vídeos que contenham a marca d’água do TikTok, algumas concorrentes podem diminuir a entrega orgânica desses conteúdos.

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